Bem vindo à Oppidum!

Estamos por aqui, no Sobral da Lagoa, há tempo suficiente para ganharmos algum apego. Suficiente, também, para sabermos que uma separação, ainda que breve, deixa sempre aquele travo amargo na boca que preferimos sempre contrabalançar com adição de açúcar até conseguirmos o sabor perfeito do Oppidum.

Não foi por isso fácil rumar a Lisboa para três dias de um dos mais importantes eventos do ramo. Na verdade, o SISAB é considerado a maior plataforma de negócios do sector agroalimentar do mundo inteiro. Só que muito do nosso mundo está nestas vertentes cobertas de ginjeiras, que começam agora a sua floração, a fase mais delicada e que inspira os maiores cuidados. Para além de ser, incontornavelmente, a época mais bela muito por culpa da flores róseas que pintalgam o cenário verdejante.

SISAB PORTUGAL, o maior certame internacional da indústria agroalimentar e de bebidas de Portugal, é onde as empresas nacionais, dos pequenos produtores aos grandes grupos, se mostram aos maiores importadores de todo o mundo. Estes, por seu lado, sabem ser ali possível encontrar a nata dos produtos genuinamente portugueses, aqueles cuja procura tem aumentado nos últimos anos precisamente porque os palatos têm vindo a tornar-se mais exigentes no que toca não só à origem dos produtos como também aos processos que os transformam.

Seria injusto que a Oppidum não estivesse presente na Edição de 2019, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro. Para dar a conhecer o mais antigo Licor de Ginja de Óbidos aos cinco continentes. Mais do que o óbvio interesse comercial, começa a ser urgente que, num marasmo de tantos rótulos que reclamam para si a melhor qualidade (alguns nem essa preocupação têm) a Oppidum grite “chega”. Porque nos parece, cada vez mais, que uma qualidade que se mantém há mais de três décadas sem cair na tentação de rentabilizar a produção sacrificando a sua pureza chegue para que o Licor de Ginja de Óbidos, património de uma tradição e ex-libris de uma região, não esteja de facto em risco perante a generalização de oferta de qualidade menor.

Aproveitámos ainda o sucesso do nosso humilde stand num evento de tão grande dimensão (1.600 compradores de 130 países em busca de 6.500 produtos portugueses de 28 sectores diferentes) para apresentar a nossa parceria com O Benefício, a Editora do Melhor entre os Melhores: Uma edição limitada, com mais fruta e um teor alcoólico de 23,5%, de sabor mais intenso, onde a fruta parece festejar no palato. A braços com sucessivos “regressos” depois de provas em outras “tendas” do SISAB, podemos considerar que fomos um sucesso. Que tem vindo a dar frutos que podemos (e devemos) agradecer ao evento, de uma projecção incontornável. Saímos satisfeitos e encorajados. Porque melhor é sempre possível.